Imaginem que vocês vão fazer uma viagem de carro com o papai e a mamãe. Antes de sair, vocês abrem o mapa, traçam o caminho, calculam as paradas e ficam superanimados! Isso é muito bom! Planejar é sinal de sabedoria.
Mas às vezes, no meio da viagem, o papai olha para o GPS e fala: "Tem um acidente na estrada principal. Vamos por aqui!" E de repente vocês passam por uma paisagem linda que nunca teriam visto se tivessem ido pelo caminho planejado.
A Bíblia diz que é assim com Deus. Você faz o mapa, você planeja, e isso é certo! Mas o Papai do Céu, que conhece todos os caminhos, às vezes muda um passo seu para te levar por uma estrada ainda mais bonita do que você tinha planejado.
O Paulo da Bíblia queria ir para um lugar e Deus disse "não, vai por aqui". E foi nesse caminho diferente que ele encontrou as pessoas que mais precisavam ouvir sobre Jesus. O desvio era o caminho certo!
Faça o mapa com cuidado, mas deixa a bússola de Deus mostrar o norte!