Você já brigou com um amigo e tinha certeza absoluta de que estava com a razão? Quase todo mundo já passou por isso. E sabe o que é curioso? O seu amigo também estava com a mesma certeza absoluta!
Isso acontece porque cada um de nós vê o mundo de dentro de si mesmo. Você conhece o que estava pensando e sentindo, mas não sabe exatamente o que estava passando na cabeça do outro. Então fica fácil achar que você estava certo e ele estava errado.
A Bíblia diz uma coisa muito importante: todo caminho parece certo para quem está nele. Isso significa que mesmo quando estamos errando, às vezes achamos que estamos certos! E só Deus, que vê o coração de verdade, como um raio-X, sabe o que está acontecendo de verdade dentro de cada um.
Por isso é tão importante ter humildade: a disposição de perguntar "será que eu posso estar errado?" antes de ter certeza de que o outro é o culpado.
Ser humilde não é fraqueza. É a coragem de deixar Deus examinar o seu coração antes de você julgar o coração dos outros.